LIQUE PARA NÓS (75) 3623-7452

Dicas para sua saúde

O que causa Taquicardia?

A taquicardia é um aumento do ritmo cardíaco acima dos valores normais. Tal aceleração cardíaca pode ser devido a problemas cardíacos, ao estresse excessivo, ansiedade ou abuso de bebidas alcoólicas ou com cafeína. Embora geralmente não damos muita importância a esse problema, quando ocorre com muita frequência pode produzir grande dano no coração em longo prazo.

Vamos falar um pouco mais detalhadamente das razões mais comuns e menos comuns por que uma pessoa pode sofrer de taquicardia.

Hipertensão

A hipertensão arterial é muitas vezes uma das causas mais comuns de taquicardia. Essa pressão força o coração a fazer um esforço muito maior do que o normal, causando aumento da frequência cardíaca e resultando em uma taquicardia. Este problema muitas vezes não apresenta sintomas, por isso, você deve medir sua pressão arterial com certa frequência pra verificar se está nos níveis normais.

Aterosclerose

Outra causa de taquicardia é geralmente devido a uma doença cardíaca chamada aterosclerose. Esta doença é um estreitamento das artérias devido a um aumento nos níveis de colesterol. Este aumento da gordura no corpo fará com que a circulação de sangue seja reduzida, causando uma ausência de sangue no corpo, levando a taquicardia. Neste caso, é essencial reduzir os níveis de colesterol no sangue para acabar com o problema.

Bebidas Prejudiciais

Bebidas, como café, uísque ou energéticos são estimulantes do coração e aumentam o ritmo cardíaco. O excesso de cafeína ou álcool no sangue pode fazer o coração bombear sangue de forma bastante rápida, podendo causar uma taquicardia.

Cigarro

O cigarro é um dos produtos mais nocivos para a saúde e seu consumo muitas vezes afeta negativamente o coração. Está cientificamente provado que o consumo de tabaco pode levar a um ataque cardíaco e problemas cardiovasculares, tais como taquicardia. O risco é tanto maior se combinado com outros produtos prejudiciais, tais como o álcool.

Insuficiência Renal

Os rins desempenham um papel fundamental para o corpo. A insuficiência renal ocorre quando os rins não são capazes de remover os resíduos tóxicos do corpo de maneira adequada, o que causa um aumento da frequência cardíaca resultando em taquicardias.

Estresse

Outra das causas mais comuns de taquicardia é um nível de estresse muito alto. É normal que uma pessoa com estresse e ansiedade comece a sofrer um aumento da frequência cardíaca levando a taquicardia. Para evitar esse problema cardiovascular, o melhor remédio é fazer algum tipo de atividade que te ajude a esquecer os problemas da vida cotidiana. Além de taquicardia, o estresse excessivo pode causar muitos outros problemas de coração.

Como você vê, a taquicardia é um problema bastante comum de saúde e que devemos prestar muita atenção. Se você perceber que frequentemente sofre com esse problema, recomenda-se que procure um médico especialista para examiná-lo corretamente e fazer com que esse sintoma seja resolvido da melhor maneira possível. No entanto, dependendo da causa da sua taquicardia, alguns hábitos como parar de fumar, evitar o consumo excessivo de álcool e bebidas energéticas, além de combater o estresse, podem servir de maneira muito eficaz para combater esse problema e outros possíveis que esses maus hábitos podem causar.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba novidades em seu e-mail.